
A Câmara Municipal de Cascais, em colaboração com a Cascais Natura, a EMAC - Empresa de Ambiente de Cascais e a ESUC - Empresa de Serviços Urbanos de Cascais, está a desenvolver um novo conceito de Parques Urbanos, baseado na criação e divulgação de uma linguagem comum a estes espaços (existentes ou em construção) do Concelho. A relação entre os vários parques efectua-se através dos coincidentes princípios de composição, do respeito pelos valores ecológicos e da introdução de espécies autóctones.
No âmbito deste conceito, os parques existentes em Cascais estão a ser alvo de intervenções de requalificação. Foram também criados novos parques urbanos para usufruto da população, após se ter concretizado o aproveitamento de terrenos anteriormente inutilizáveis.
Desta forma foi criada uma rede que liga os diferentes parques, abrangendo os Parques de Natureza, Históricos, Temáticos e Urbanos. Promoveu-se, ainda, o contacto entre o Homem e os Espaços Naturais, melhorando a longo prazo a qualidade de vida dos Munícipes e valorizando a paisagem.
Assim, os Parques de Natureza são espaços de grande dimensão, inseridos em áreas não urbanizadas, criados com a intenção de potenciar os valores naturais existentes no local onde estão inseridos (como o Eco-Parque do Pisão).
Caracterizados como parques emblemáticos já existentes, os Parques Históricos são áreas para as quais está prevista a requalificação (por exemplo, o Parque Marechal Carmona e o Parque

de Palmela).
Como o nome indica, os Parques Temáticos são espaços ligados a uma temática e função específicas para além da ecológica (exemplo:
Pedra Amarela Campo Base).
Por último, os Parques Urbanos referem-se aos parques com áreas superiores a três hectares, que visam responder às necessidades da população em geral, fomentando a qualidade de vida associada a espaços de lazer (como o Parque Urbano Penhas da Marmeleira, recentemente inaugurado).